Lançamento da Coleção “Bota Fé” em parceria com Paula Ferber
Vem ver de perto: #coleçãobotafé
Dia 21 de julho a partir das 16h Rua Aspicuelta 288- Vila Madalena
Foto: @acarolrolim + @maluceli E @brasiliano
Projeção: @sulram
Lançamento da Mátria em Lisboa
Amanhã cheguem às 18 dá tempo de ver Tanto Mar e reservar lugar para a performance que farei com vinte e uma avós. A performance começará às 19 horas. Vamos atuar na força cósmica heim e terá a participação mais que especial do @marcelojeneci que chegou de surpresa com um trilha absurda composta para Mátria. Se você não mora em Lisboa chega por telepatia por favor sentiremos super.#tantomarfluxostransatlanticosdodesign mostra o que essa intercessão entre Brasil e Portugal traz: como objetos, vestuários, expressões e trocas que a gente nem imagina que sejam e existam por tanta força da relação. Super-existem e estarão lá nesse trabalho que a Barbara Coutinho e Adélia Borges construíram como curadoras e orgulhosamente me convidaram para fazer parte com a obra #mátria feita entre eu e as avós da @aavoveiotrabalhar num processo de mais de seis meses de intenso trabalho. Bordado e escrito em espiral, linho e ouro sobre azul.
Me anima, transborda, acalma, ameniza e seduz o fato que daqui uma semana estarei de novo e por vários dias com as avós da @aavoveiotrabalhar para terminar a #espiralpoética ensaiar a performance, terminar de bordar, escrever, montar a obra no espaço, ajustar tudo. Respirar juntas. E dia 10 de março inaugura a exposição
exposição Oceanos Transponíveis na @modoo.com.br
Passo pra dizer que a exposição Oceanos Transponíveis na @modoo.com.br vai ficar só até sábado. Esse é um poema original que fiz pra esse tema. Meu mar está por lá, tem mais três manuscritos meus por lá todos sobre água: todos em papel de fibra. #portoalegre #manabernardes #arteindependente
Performance Translúcida – Palácio Calheta – Lisboa
É hoje aqui em Lisboa às 19h a Performance TransLúcida dentro do Palácio Calheta que fica dentro do Jardim Botânico Tropical em Belém. Estou tinindo e cheia de emoção. Quem for daqui é aberto ao público. @mudemuseu #mudeforadeportas #performancetranslúcida
ocupação no @gabineteduiliosartori
Aconteceu da minha ocupação no @gabineteduiliosartori ser um sucesso – manuscritos e joias – E à pedidos a gente prolongou até o final de junho. Passem lá. Estou muito feliz com essa parceria. Que lugar charmoso-acolhedor-boa praça e com boa luz. Foto @cagarzon
Performance Translúcida – Museu do Amanhã @viradasustentavel.rio
Dia 10 de junho as 16 horas no @museudoamanha irei participar com a #performancetranslúcida (revestida de cascas de alho manuscritas) do fechamento da mesa sobre Igualdade de Gênero dentro do seminário a Comida e o Feminino. Tô extremamente feliz de me misturar ao pertinente tema e a essa turma potente: Dominic Barter, Claudio Nascimento, Amália Fischer, Indianara Siqueira, Marielle Franco, Amanda Talamonte.
Vida longa e fértil ao projeto @comidadoamanha tudo isso está na programação da @viradasustentavel.rio #euvirorio inscrições neste link
Hoje por volta das 20:30 horas a palavra PAZ manuscrita por mim será projetada no Cristo. É gigante isso pra mim não sei nem o que sinto mas não é pra mim é pra toda a ampliação de significados que essa palavra merece em todos os tempos e agora, neste instante. Hoje começa a @viradasustentavel.rio é por isso que estaremos lá juntos em toda rede necessária e união em prol desse movimento. Agradeço profundamente a @lulopesl pela ideia de minhas letras no Cristo. #euvirorio
eu e Jeneci vamos apresentar essa performance. Na loja Gabinete que é um espaço recheado de coisas compromissadas com uma estética linda. É também o lugar onde a gente se conheceu. Até o Dia dos Namorados terá uma ocupação de tudo que produzo por lá (((Manuscritos e joias))). Em homenagem aos namorados. Enamorados. Solteiros que se namoram. E tudo que for amor.
Vou amar se puderem chegar.
Lançamento da Parceria com @greiceantes
Nessa época em que parceria é palavra eixo, feminino é palavra-fio da meada, economia criativa é senhora dos tempos e colaboração é o único jeito. Estou tinindo de felicidade de realizar tudo isso que batizamos de Abraço em duas roupas da @greiceantes com minha poesia e o lançamento será essa quinta dia 27 de abril aqui em Porto Alegre. No Studio da Greice: Rua Cel. Paulino Texeira 193, primeiro andar. Será de 12:30 às 19:30. Venham ver tudo isso + todas as minhas jóias de materiais cotidiano e manuscritos originais que estarão por lá. Imagem da @leticiaremiao
Amanhã eu e meu par @marcelojeneci vamos JUNTASSOS participar da Mostra 69 com a #performanceTransLúcida é enorme pra gente ocupar o chão da @casatemporariamentesemnome do nosso camarada @guilherme_veloso (((o melhor cara de performance que conheço))). É enorme pra gente ocupar o mesmo chão e misturar nossa parada toda. Venham. Será na Travessa visconde de morais, 69 Botafogo e começa às 19:30 essa sexta dia 24. Terão duas performances lindas antes da nossa a do Julio Nascimento e a da Mariana Pimentel. ⚪️vamos lotar o mundo de cascas de cabeça de alho, porque elas voam, são mais leves que pétalas e tão brilhosas como madre-pérolas
Lançamento Mana Bernardes para Tok&Stok 2015
Em São Paulo dia 27 de outubro às 19:30 na loja de Pinheiros – dia 3 de novembro no Rio de Janeiro, na loja de Botafogo.
Um vaso é um vaso. Um vaso de vidro transparente, cheio de água, com a forma de uma gota, já é outra coisa. Preso à parede, em vez de apoiado numa mesa, é mais outra coisa ainda.
Entre nós e ele, a palavra vaso. Mas a palavra corpo inscrita num vaso de porcelana branca instaura um novo meio de nomear. O bojo do vaso passa a remeter às curvas de um corpo humano. Ao mesmo tempo, nos lembra que a palavra corpo não se refere apenas ao nosso corpo, mas a tudo que é matéria. Como a água toma corpo quando liquefaz ou congela. Assim, a palavra corpo no vaso de Mana traduz o que ele já é por si, enquanto remete à sua superação, em direção a nossos corpos.
A simplicidade desse gesto nos revela os processos como Mana cria — do design ao verbo, da produção ao consumo, da contemplação ao uso.
Ela não grava palavras nos objetos como quem os adorna, mas como quem tatua. E nossas relações com eles (comer, beber, ver, ler, cozinhar, servir, apoiar os braços, abrir uma gaveta, secar o corpo após o banho) se ritualizam. “Faz silêncio e olha pra quem está ao seu lado”.
Mana não pensa só na forma de um prato (copo, tigela, mesa), mas no que vai ser posto nele. Daí as receitas se integrarem ao mesmo processo criativo. E no que vai ser escrito nele. Daí a escrita manual que inaugura um alfabeto próprio. E no ambiente que o circunda. Daí os móveis, varais, jardins. E nas mãos (e olhos e corpos) que o produziram, em direção às que virão a tocá-lo. Seus objetos são pontes entre pessoas, ecos visíveis de suas relações ocultas.
Tudo aqui aponta para a serenidade, reflexão, contemplação, tempo ao tempo, espaço ao espaço.
Mana é maná.
Arnaldo Antunes
Oficina Mana Bernardes na Casa Ipanema
É a última do ano! venham relaxar com os materiais na oficina de expressão criativa.
Mana Bernardes no Museu de Arte e Design de Nova Iorque
O Môbiluz, móbile iluminado, feito em parceria com Zeca Cury e Airton Pimenta estará presente no Museu de arte e Design de Nova Iorque para a mostra coletiva dedicada ao Design Latino contemporâneo chamada “Novos Territórios: Laboratório para Design, Artesanato e Arte da América Latina”.
Môbiluz são móbiles iluminados feitos em tiragem limitada de 50 peças de cada um dos 3 modelos. São círculos e elipses feitos com madeira laminada, iluminação de Leds e sobras industriais de lantejoulas furta-cores.
Mana Bernardes propôs ao coletivo criativo fazer um objeto etéreo, sutil, translúcido e leve, como um rito de passagem de suas Jóias Cotidianas para uma nova escala de maior amplitude.
Na perspectiva de jóia como idéia de valor, este trabalho foi composto com o Airton Pimenta, iluminador e dono da Lightworks, e Zeca Cury, marceneiro e dono da Oficina de Marcenaria. Entre o Rio, São Paulo e Ubatuba foram os encontros e mergulhos a fim de alinhar materiais e técnicas para chegar a um objeto de grande leveza e apuro estético.
O Môbiluz é uma peça contemplativa em relação ao espaço, que pode ser composta ao lado de duas ou mais peças, fazendo sombras e climas.
São três formas: Elipse de 1,30 x 0,20, Círculo de 90cm diâmetro, e Círculo de 50cm de diâmetro.
Este é um projeto assinado em conjunto pelo coletivo criativo MOBILUZ formado por Mana Bernardes, Airton Pimenta e Zeca Cury.
Mana Bernardes: www.manabernardes.com
Airton Pimenta: www.lightworks.ind.br
Zeca Cury: www.oficinamarcenaria.com.br
mais informações:
1º Colóquio Internacional “Bibliotecas Públicas – Espaços de Reflexão”
Mana Participa, no próximo dia 23 de outubro do Colóquio Internacional “Bibliotecas Públicas – Espaços de Reflexão” na mesa “A poética da palavra” das 11h às 12h30.
lançamento do disco ADUNDUNDARANDUN
Eu tô muito animada de fazer parte dessa trupe com esse cenário feito de plásticos reciclados prateados, cortados por mim e bordados pela Lala Costa, o show tem direção da Clara Kutner e uma turma linda envolvida, e será dia 17 de setembro, quarta feira, no Sérgio Porto.
mais informações em:
Ocupação Mana Bernardes na Casa Ipanema
Em 2010 sai andando por Ipanema pra encontrar pessoas que me falassem sobre cor, sensação, textura, perfume, forma e sabor do bairro. Depois de dois meses de trabalho indo atrás de imagens junto ao fabuloso fotógrafo Mauro Kury para traduzir falas como a desse poeta e vendedor ambulante que me disse que o sabor de Ipanema é o Sol e a sensação é “das mulhé na praia”… Cheguei a um Mapa Sensorial do Bairro que virou material interno de inspiração para a Marca Ipanema de Sandálias e agora será exposto na Casa Ipanema, com as fotos projetadas em papéis gigantes numa espécie de labirinto, oficinas com sobras industriais da marca e o lançamento oficial da sandália Do Mundo, parceria minha com a marca. Isso começa dia 10 de junho em uma performance inaugural minha com a Alice Caymmi, às 20 horas. Apontem o lápis e coloquem na agenda o endereço da Casa Ipanema: Rua Garcia D’Avila 77, quase esquina com a Visconde de Pirajá em Ipanema.
Palestra de Mana Bernardes no Complexo do Alemão
GARRAFAS PET QUE VIRAM JÓIAS? Na segunda-feira depois do carnaval teremos uma palestra incrível sobre o poder de transformação: Mana Bernardes – Caminhos Poéticos e Responsáveis. Não percam!
Quarta Feira, 9 de abril às 13h no Educap – Espaço Democrático De União, Convivência, Aprendizagem E Prevenção Rua Canitar – Campo do Sargento – Complexo do Alemão.
Foto: “Colar Sereia com Ouro” de Mana Bernardes por Mauro Kury.
Exposição coletiva – primeiro estudo: sobre amor
15 de fevereiro, tem abertura da exposição “primeiro estudo: sobre amor” com curadoria de Bernardo Mosqueiras na galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea em Ipanema. Nessa exposição coletiva estréia o trabalho Poesia que Desfaz Quinas, manuscritos em bambu laminado!
dia 25 de outubro tem palestra no Jockey Club dentro da Semana Design Rio
Palestra : “CAMINHOS POÉTICOS E RESPONSÁVEIS” Com Mana Bernardes – Tok & Stok
Horário:15:00 às 16:00
Endereço: Jockey Club
R. Jardim Botânico, 1003 – Jardim Botânico Rio de Janeiro
Coleção de louças para a Tok & Stok em outubro nas lojas
Mana acaba de finalizar duas coleções exclusivas para Tok Stok: Livro em Louças e Flutuantes. A primeira são louças brancas e foscas com poemas manuscritos ora em preto, ora em dourado em travessas, tijejas, xícaras e leiteira um livro se forma. Na segunda, vidros reciclados ganham nobreza por parecerem flutuar em copos, cuias, saladeiras e uma jarra em forma de ampulheta. À partir de 22 de outubro nas prateleiras da Tok Stok de todo o Brasil.
E para o Lançamento, dia 22 de outubro na Tok Stok de Pinheiros e 24 de outubro no Rio, na loja de Copacabana, Mana prepara junto a designer gourmet Inês Braconnot e seu irmão, o músico Pedro Bernardes, uma performance degustativa, onde o público provará delícias raw food sobre as louças, entre poemas e música.
Exposição na Galeria Amparo 60 – Recife
Dia 19 de setembro estréio exposição em Recife na Galeria Amparo 60. Por enquanto tô com agulha na boca, costurando garrafas afim de saber de nuvens.
Galeria Amparo60
Av. Eng. Domingos Ferreira, 92 – Boa Viagem Recife – PE,
Tel: (81) 3033-6060
Café com Design | Tok & Stok: Mana Bernardes no Design Weekend 2013
Serão três dias de palestras com diversos convidados que debaterão os temas sugeridos:
15/08 às 19h
Tema: Design de Superfície
Joana Lira
Mana Bernardes
Mediador: Adelia Borges
16/08 às 19h
Tema: Design de Produto
Brunno Jahara
Alexandre Herchcovitch
Mediador: João Braga
17/08 às 16h
Tema: Food Design
Ana Soares
Frederico S. Duarte
Simone Mattar
Mediador: Mara Gama
As palestras serão realizadas na Av. Eusébio Matoso,1231 – Butantã – São Paulo
3º Fórum de Sustentabilidade Corede Alto Jacui – Cruz Alta – Rio Grande do Sul
Dia 19 de junho – quarta-feira: (noite) – 19h30min às 22h
Palestra: Economia criativa e comércio justo – Designer e artista plástica– Mana Bernardes – Rio de Janeiro
Mediador: Almir José Ludwig Osmari – Superintendente CORSAN
Ginásio II do campus
programação: aqui
Mana Bernardes no Fashion Rio – Verão 2014
Do dia 15 ao dia 19 de abril, lançamento da Sandália “Do Mundo”, projeto de Mana para a marca Ipanema.
Para a estréia deste novo modelo, estamos trabalhando numa instalação que ocupará o espaço da Ipanema no Fashion Rio como se uma nuvem de papéis, poesia, manufaturas, texturas, digitais, voz e projeções dos manuscritos pudesse flutuar pelo espaço, pra que o público possa experimentar esses mistérios que queremos passar com a sandália.
Lançamento oficial na terça-feira, dia 16 às 20 horas.
Exposição coletiva na Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea
Estão todos convidados para a exposição coletiva intitulada “Ai vai muito da pessoa”na linda Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, terão dois trabalhos novos!
Abertura será no sábado dia 15/12/2012 das 13 às 17h
Mana no Crio 2012 (Desenvolvendo Criatividade e Inovação Social)
Eba! Sexta feira (23 de novembro) vou falar na Crio, a programação tá show, vale ir:
Mana Bernardes no Projeto “Shaper your Life” em Roma!
dia 29 de outubro embarco pra mostrar trabalho em Roma, projetei uma estação de trabalho numa rede com direito a suporte para lap top. Esta mostra ficará em cartaz até 18 de novembro de 2012 na http://www.fondazionemaxxi.it/
Quarta Feira 20 de junho – Vigilia Cultura Sesc Casa da Gávea na Rio+20
Convido pessoas de confiança pra um ciclo de palestras para tratar do tema: O Poder de Transformação é a Joia de Ser Humano.
Com:
Mana Bernardes, poeta, designer e arte terapeuta, toca a marca própria de jóias com materiais cotidianos.
Ines Braconnot, da “Krud” (sensibilização e arte a partir dos alimentos).
Rute Casoy é socióloga, arte terapeuta, contadora de estórias e autora do projeto Poranduba.
Gustavo Santos de Castro é sócio da Trevo Criativo de consultoria em economia criativa.
Mariana Brunelli trabalha com meios de negócios sustentáveis.
a programação completa da Vigilia Cultural você confere aqui.
Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea e Firma Casa convidam para abertura da Exposição Mana Bernardes
com lançamento do Môbiluz + Joias Flutuantes + Performance e obra Desembrulho Poético com música de Pedro Bernardes e seu set eletrônico + noite de autógrafos do livro “Mana e Manuscritos”
Sábado 02 de junho – Palestra na feira do livro de Ribeirão Preto
Palestra de Mana Bernardes e Rute Casoy sobre troca poética de mãe e filha
na feira do livro de Ribeirão Preto, no Salão de idéias.
na página 50 desta programação, mais informações.
é com maior felicidade que anuncio que amanhã terça feira será muito especial porque acho minha mãe a Rute Casoy, um talento, uma artista, poeta e educadora, e acho que ela tem muito a acrescentar pro mundo, brinco que ela é mãe do mundo, firme na realidade, pra fazer poema dela. As almofadas que ela vai apresentar são pedaços acessíveis deste universo, o universo da Rute que tem muitos tecidos bordados por mãos da comunidade que é sua casa, muitos mitos da cultura índigena, muita melodia nas palavras e aprofundamento nos temas que podem ser desde contação de estórias até como ensinar mulheres a parir, minha gratidão é infinita por aprender tanto com essa minha mãe do mundo e poder amanhã ser lançadora de quem me lançou por mais que seja utópico é útero quero mostrar o talento dessa artistona pra vcs vou começar amanhã e vou até o Museu Pompidou em Paris mostrando os painés enormes que ela faz com formas de muitos modelos de corpos dos mais diversos todos recheados de palavras que formam poemas.
Semana de Milão de 17 a 22 de abril !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Três jovens criadores: Rodrigo Almeida, Tete Knecht e Mana Bernardes. Com curadoria da brasileira Judith Pottecher, a mostra será inaugurada no próximo dia 17, na Galleria Il Castelo, em Milão, e fica em cartaz até o dia 22 de abril.
http://glamurama.uol.com.br/Materia_verde-e-amarelo-91640.aspx
Atenção Atenção é com imenso prazer que apresento uma oficina pra vocês
mergulharem nos materiais cotidianos, venham, será um ateliê aberto pra vcs desenvolverem um caminho autoral e empreendedor, será na Casa da Gávea no Rio de Janeiro http://www.casadagavea.org.br/, começa dia 26 de março e vai até 9 de abril, serão cinco encontros segundas e quartas das 15 as 19h, vagas limitadas!!!!
até,…mana.
dia 20 e 21 de março Oficina em São Paulo na kitchen & bath expo
Oficina com materiais cotidianos na kitchen & bath expo, estou levando materiais como acetatos, lantejoulas, sobras industriais, garrafas pet, imãs, bolas de gude, fibras, redes de limão, arames, e numa grande mesa no centro da expo, fica um espaço lúdico e brincante pra que o público possa relaxar com as mãos nos materiais, inventar idéias e escrever nas paredes.
http://www.kitchenbathexpo.com.br/index.php?pgID=noticias&mi=001000000000&nArq=200312-143540-aa9ab7
Lançamento do Livro Mana e Manuscritos em São Paulo na Galeria Firma Casa dia 8 de fevereiro
esse é o Môbiluz meu novo filho! eu sou a Mãe e o Zeca Cury e o Airton Pimenta, os pais é uma criação coletiva em série limitada! Ele entrará em exposição na quarta dia 8 de fevereiro as 19 horas em S.P na Galeria Firma Casa, junto com o a Performance Desembrulho Poético, onde um longo papel com o poemas originais do livro me embrulha e eu falo esses manuscritos, junto com música ao vivo do set mirabolante de instrumentos e texturas eletrônicas do Pedro Bernardes! tudo isso faz parte do Lançamento em São Paulo, do meu livro Mana e Manuscritos, espero vcs!
data: 08/02
hora: 19h.
local: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1487 SP
Dia 25 e 26 estarei no Forum Social Mundial dando oficina aberta ao público aguardo vcs a http://suacidade.org/canoas/fst-2011-oficina-aborda-design-e-sustentabilidade
curso História de Vida Através do Objeto, História do Objeto Através da Vida
É com imenso prazer que divulgo mais uma edição do curso História de Vida Através do Objeto, História do Objeto Através da Vida, focado no desenvolvimento de um processo autoral e transformador na confecção de objetos feitos a partir de idéias com materiais ordinários.
Quartas-feiras das 16hs às 19hs
Início: 09 de Novembro
Término: 07 de Dezembro
http://www.casadagavea.org.br/cursos.php
Estou muito feliz deste curso estar inserido na programação Sesc Rio Casa da Gávea (onde inclusive minha mãe a Rute Casoy está com a sua oficina Livre de Histórias) e aproveitem para conferir!
Período de Inscrição para pedido de bolsa até 04 de Novembro.
Informações no e-mail casadagavea@terra.com.br