Mana Bernardes | Agenda
outubro de 2015

Lançamento Mana Bernardes para Tok&Stok 2015

Em São Paulo dia 27 de outubro às 19:30 na loja de Pinheiros – dia 3 de  novembro no Rio de Janeiro, na loja de Botafogo.

Um vaso é um vaso. Um vaso de vidro transparente, cheio de água, com a forma de uma gota, já é outra coisa. Preso à parede, em vez de apoiado numa mesa, é mais outra coisa ainda.
Entre nós e ele, a palavra vaso. Mas a palavra corpo inscrita num vaso de porcelana branca instaura um novo meio de nomear. O bojo do vaso passa a remeter às curvas de um corpo humano. Ao mesmo tempo, nos lembra que a palavra corpo não se refere apenas ao nosso corpo, mas a tudo que é matéria. Como a água toma corpo quando liquefaz ou congela. Assim, a palavra corpo no vaso de Mana traduz o que ele já é por si, enquanto remete à sua superação, em direção a nossos corpos.
A simplicidade desse gesto nos revela os processos como Mana cria — do design ao verbo, da produção ao consumo, da contemplação ao uso.
Ela não grava palavras nos objetos como quem os adorna, mas como quem tatua. E nossas relações com eles (comer, beber, ver, ler, cozinhar, servir, apoiar os braços, abrir uma gaveta, secar o corpo após o banho) se ritualizam. “Faz silêncio e olha pra quem está ao seu lado”.
Mana não pensa só na forma de um prato (copo, tigela, mesa), mas no que vai ser posto nele. Daí as receitas se integrarem ao mesmo processo criativo. E no que vai ser escrito nele. Daí a escrita manual que inaugura um alfabeto próprio. E no ambiente que o circunda. Daí os móveis, varais, jardins. E nas mãos (e olhos e corpos) que o produziram, em direção às que virão a tocá-lo. Seus objetos são pontes entre pessoas, ecos visíveis de suas relações ocultas.
Tudo aqui aponta para a serenidade, reflexão, contemplação, tempo ao tempo, espaço ao espaço.
Mana é maná.

Arnaldo Antunes

 

dezembro de 2014

Oficina Mana Bernardes na Casa Ipanema

É a última do ano! venham relaxar com os materiais na oficina de expressão criativa.

novembro de 2014

Mana Bernardes no Museu de Arte e Design de Nova Iorque

O Môbiluz,  móbile iluminado, feito em parceria com Zeca Cury e Airton Pimenta estará presente no Museu de arte e Design de Nova Iorque para a mostra coletiva dedicada ao Design Latino contemporâneo chamada “Novos Territórios: Laboratório para Design, Artesanato e Arte da América Latina”.

Môbiluz são móbiles iluminados feitos em tiragem limitada de 50 peças de cada um dos 3 modelos. São círculos e elipses feitos com madeira laminada, iluminação de Leds e sobras industriais de lantejoulas furta-cores.
Mana Bernardes propôs ao coletivo criativo fazer um objeto etéreo, sutil, translúcido e leve, como um rito de passagem de suas Jóias Cotidianas para uma nova escala de maior amplitude.

Na perspectiva de jóia como idéia de valor, este trabalho foi composto com o Airton Pimenta, iluminador e dono da Lightworks, e Zeca Cury, marceneiro e dono da Oficina de Marcenaria. Entre o Rio, São Paulo e Ubatuba foram os encontros e mergulhos a fim de alinhar materiais e técnicas para chegar a um objeto de grande leveza e apuro estético.

O Môbiluz é uma peça contemplativa em relação ao espaço, que pode ser composta ao lado de duas ou mais peças, fazendo sombras e climas.
São três formas: Elipse de 1,30 x 0,20, Círculo de 90cm diâmetro, e Círculo de 50cm de diâmetro.
Este é um projeto assinado em conjunto pelo coletivo criativo MOBILUZ formado por Mana Bernardes, Airton Pimenta e Zeca Cury.
Mana Bernardes: www.manabernardes.com
Airton Pimenta: www.lightworks.ind.br
Zeca Cury: www.oficinamarcenaria.com.br

mais informações:

http://madmuseum.org/press/releases/first-us-museum-group-exhibition-contemporary-latin-american-design-opens-mad

outubro de 2014

1º Colóquio Internacional “Bibliotecas Públicas – Espaços de Reflexão”

Mana Participa, no próximo dia 23 de outubro do Colóquio Internacional “Bibliotecas Públicas – Espaços de Reflexão” na mesa “A poética da palavra” das 11h às 12h30.

setembro de 2014

lançamento do disco ADUNDUNDARANDUN

Eu tô muito animada de fazer parte dessa trupe com esse cenário feito de plásticos reciclados prateados, cortados por mim e bordados pela Lala Costa, o show tem direção da Clara Kutner e uma turma linda envolvida, e será dia 17 de setembro, quarta feira, no Sérgio Porto.

mais informações em:

https://www.facebook.com/events/276116929256529/?fref=ts

junho de 2014

Ocupação Mana Bernardes na Casa Ipanema

Em 2010 sai andando por Ipanema pra encontrar pessoas que me falassem sobre cor, sensação, textura, perfume, forma e sabor do bairro. Depois de dois meses de trabalho indo atrás de imagens junto ao fabuloso fotógrafo Mauro Kury para traduzir falas como a desse poeta e vendedor ambulante que me disse que o sabor de Ipanema é o Sol e a sensação é “das mulhé na praia”… Cheguei a um Mapa Sensorial do Bairro que virou material interno de inspiração para a Marca Ipanema de Sandálias e agora será exposto na Casa Ipanema, com as fotos projetadas em papéis gigantes numa espécie de labirinto, oficinas com sobras industriais da marca e o lançamento oficial da sandália Do Mundo, parceria minha com a marca. Isso começa dia 10 de junho em uma performance inaugural minha com a Alice Caymmi, às 20 horas. Apontem o lápis e coloquem na agenda o endereço da Casa Ipanema: Rua Garcia D’Avila 77, quase esquina com a Visconde de Pirajá em Ipanema.

abril de 2014

Palestra de Mana Bernardes no Complexo do Alemão

GARRAFAS PET QUE VIRAM JÓIAS? Na segunda-feira depois do carnaval teremos uma palestra incrível sobre o poder de transformação: Mana Bernardes - Caminhos Poéticos e Responsáveis. Não percam!

Quarta Feira, 9 de abril às 13h no Educap – Espaço Democrático De União, Convivência, Aprendizagem E Prevenção Rua Canitar – Campo do Sargento – Complexo do Alemão.

Foto: “Colar Sereia com Ouro” de Mana Bernardes por Mauro Kury.

fevereiro de 2014

Exposição coletiva – primeiro estudo: sobre amor

15 de fevereiro, tem abertura da exposição “primeiro estudo: sobre amor” com curadoria de Bernardo Mosqueiras na galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea em Ipanema. Nessa exposição coletiva estréia o trabalho Poesia que Desfaz Quinas, manuscritos em bambu laminado!

outubro de 2013

Semana Design Rio

dia 25 de outubro tem palestra no Jockey Club dentro da Semana Design Rio

Palestra : “CAMINHOS POÉTICOS E RESPONSÁVEIS” Com Mana Bernardes – Tok & Stok

Horário:15:00 às 16:00

Endereço: Jockey Club

R. Jardim Botânico, 1003 – Jardim Botânico  Rio de Janeiro

http://oglobo.globo.com/rio/design-rio/agenda/

Coleção de louças para a Tok & Stok em outubro nas lojas

Mana acaba de finalizar duas coleções exclusivas para Tok Stok: Livro em Louças e Flutuantes. A primeira são louças brancas e foscas com poemas manuscritos ora em preto, ora em dourado em travessas, tijejas, xícaras e leiteira um livro se forma. Na segunda, vidros reciclados ganham nobreza por parecerem flutuar em copos, cuias, saladeiras e uma jarra em forma de ampulheta. À partir de 22 de outubro nas prateleiras da Tok Stok de todo o Brasil.

E para o Lançamento, dia 22 de outubro na Tok Stok de Pinheiros e 24 de outubro no Rio, na loja de Copacabana, Mana prepara junto a designer gourmet Inês Braconnot e seu irmão, o músico Pedro Bernardes, uma performance degustativa, onde o público provará delícias raw food sobre as louças, entre poemas e música.

setembro de 2013

Exposição na Galeria Amparo 60 – Recife

Dia 19 de setembro estréio exposição em Recife na Galeria Amparo 60. Por enquanto tô com agulha na boca, costurando garrafas afim de saber de nuvens.

Galeria Amparo60
Av. Eng. Domingos Ferreira, 92 – Boa Viagem Recife – PE,
Tel: (81) 3033-6060

 

agosto de 2013

Café com Design | Tok & Stok: Mana Bernardes no Design Weekend 2013

Serão três dias de palestras com diversos convidados que debaterão os temas sugeridos:

15/08 às 19h
Tema: Design de Superfície
Joana Lira
Mana Bernardes
Mediador: Adelia Borges

16/08 às 19h
Tema: Design de Produto
Brunno Jahara
Alexandre Herchcovitch
Mediador: João Braga

17/08 às 16h
Tema: Food Design
Ana Soares
Frederico S. Duarte
Simone Mattar
Mediador: Mara Gama

As palestras serão realizadas na Av. Eusébio Matoso,1231 - Butantã – São Paulo

junho de 2013

3º Fórum de Sustentabilidade Corede Alto Jacui – Cruz Alta – Rio Grande do Sul

Dia 19 de junho – quarta-feira: (noite) – 19h30min às 22h
Palestra: Economia criativa e comércio justo – Designer e artista plástica– Mana Bernardes – Rio de Janeiro
Mediador: Almir José Ludwig Osmari – Superintendente CORSAN
Ginásio II do campus

programação: aqui

abril de 2013

Mana Bernardes no Fashion Rio – Verão 2014

Do dia 15 ao dia 19 de abril,  lançamento da Sandália “Do Mundo”, projeto de Mana para a marca Ipanema.
Para a estréia deste novo modelo, estamos trabalhando numa instalação que ocupará o espaço da Ipanema no Fashion Rio como se uma nuvem de papéis, poesia, manufaturas, texturas, digitais, voz e projeções dos manuscritos pudesse flutuar pelo espaço, pra que o público possa experimentar esses mistérios que queremos passar com a sandália.

Lançamento oficial na terça-feira, dia 16 às 20 horas.

dezembro de 2012

Exposição coletiva na Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea

Estão todos convidados para a exposição coletiva  intitulada “Ai vai muito da pessoa”na linda Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea,  terão dois trabalhos novos!

Abertura será no sábado dia 15/12/2012 das 13 às 17h

novembro de 2012

Mana no Crio 2012 (Desenvolvendo Criatividade e Inovação Social)

Eba! Sexta feira (23 de novembro) vou falar na Crio, a programação tá show, vale ir:

http://www.facebook.com/CRioFestival

outubro de 2012

Mana Bernardes no Projeto “Shaper your Life” em Roma!

dia 29 de outubro embarco pra mostrar trabalho em Roma, projetei uma estação de trabalho numa rede com direito a suporte para lap top. Esta mostra ficará em cartaz até 18 de novembro de 2012 na http://www.fondazionemaxxi.it/

setembro de 2012

Paraty Eco Fashion – 2012

Dia 15 de setembro darei palestra junto com Renato Imbroisi mediada por Heloísa Marra no Paraty Eco Fashion.
A relação entre design, artesanato e moda estará presente num bate papo descontraído onde falaremos dos nossos processos.
Mais informações:
junho de 2012

Quarta Feira 20 de junho – Vigilia Cultura Sesc Casa da Gávea na Rio+20

Convido pessoas de confiança pra um ciclo de palestras para tratar do tema: O Poder de Transformação é a Joia de Ser Humano.

Com:
Mana Bernardes, poeta, designer e arte terapeuta, toca a marca própria de jóias com materiais cotidianos.

Ines Braconnot, da “Krud” (sensibilização e arte a partir dos alimentos).

Rute Casoy é socióloga, arte terapeuta, contadora de estórias e autora do projeto Poranduba.

Gustavo Santos de Castro é sócio da Trevo Criativo de consultoria em economia criativa.

Mariana Brunelli trabalha com meios de negócios sustentáveis.

a programação completa da Vigilia Cultural você confere aqui.

Quinta Feira 14 de junho – Lançamento dos Môbiluz + Performance e Obra Desembrulho Poético + Joias Flutuantes

Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea e Firma Casa convidam para abertura da Exposição Mana Bernardes
com lançamento do Môbiluz + Joias Flutuantes + Performance e obra Desembrulho Poético com música de Pedro Bernardes e seu set eletrônico + noite de autógrafos do livro “Mana e Manuscritos”

Sábado 02 de junho – Palestra na feira do livro de Ribeirão Preto

Palestra de Mana Bernardes e Rute Casoy sobre troca poética de mãe e filha
na feira do livro de Ribeirão Preto, no Salão de idéias.

na página 50 desta programação, mais informações.

maio de 2012

Terça 8 de maio na Mutações Rio de Janeiro -Lançamento Jóias, Almofadas e troca Poética com Rute Casoy minha mãe

é com maior felicidade que anuncio que amanhã terça feira será muito especial porque acho minha mãe a Rute Casoy, um talento, uma artista, poeta e educadora, e acho que ela tem muito a acrescentar pro mundo, brinco que ela é mãe do mundo, firme na realidade, pra fazer poema dela. As almofadas que ela vai apresentar são pedaços acessíveis deste universo, o universo da Rute que tem muitos tecidos bordados por mãos da comunidade que é sua casa, muitos mitos da cultura índigena, muita melodia nas palavras e aprofundamento nos temas que podem ser desde contação de estórias até como ensinar mulheres a parir, minha gratidão é infinita por aprender tanto com essa minha mãe do mundo e poder amanhã ser lançadora de quem me lançou por mais que seja utópico é útero quero mostrar o talento dessa artistona pra vcs vou começar amanhã e vou até o Museu Pompidou em Paris mostrando os painés enormes que ela faz com formas de muitos modelos de corpos dos mais diversos todos recheados de palavras que formam poemas.

abril de 2012

Semana de Milão de 17 a 22 de abril !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Três jovens criadores: Rodrigo Almeida, Tete Knecht e Mana Bernardes. Com curadoria da brasileira Judith Pottecher, a mostra será inaugurada no próximo dia 17, na Galleria Il Castelo, em Milão, e fica em cartaz até o dia 22 de abril.

http://glamurama.uol.com.br/Materia_verde-e-amarelo-91640.aspx

março de 2012

Oficina na Casa da Gávea

Atenção Atenção é com imenso prazer que apresento uma oficina pra vocês
mergulharem nos materiais cotidianos, venham, será um ateliê aberto pra vcs desenvolverem um caminho autoral e empreendedor, será na Casa da Gávea no Rio de Janeiro http://www.casadagavea.org.br/, começa dia 26 de março e vai até 9 de abril, serão cinco encontros segundas e quartas das 15 as 19h, vagas limitadas!!!!
até,…mana.

dia 20 e 21 de março Oficina em São Paulo na kitchen & bath expo

Oficina com materiais cotidianos na kitchen & bath expo, estou levando materiais como acetatos, lantejoulas, sobras industriais, garrafas pet, imãs, bolas de gude, fibras, redes de limão, arames, e numa grande mesa no centro da expo, fica um espaço lúdico e brincante pra que o público possa relaxar com as mãos nos materiais, inventar idéias e escrever nas paredes.

http://www.kitchenbathexpo.com.br/index.php?pgID=noticias&mi=001000000000&nArq=200312-143540-aa9ab7

janeiro de 2012

Lançamento do Livro Mana e Manuscritos em São Paulo na Galeria Firma Casa dia 8 de fevereiro

esse é o Môbiluz meu novo filho! eu sou a Mãe e o Zeca Cury e o Airton Pimenta, os pais é uma criação coletiva em série limitada! Ele entrará em exposição na quarta dia 8 de fevereiro as 19 horas em S.P na Galeria Firma Casa, junto com o a Performance Desembrulho Poético, onde um longo papel com o poemas originais do livro me embrulha e eu falo esses manuscritos, junto com música ao vivo do set mirabolante de instrumentos e texturas eletrônicas do Pedro Bernardes! tudo isso faz parte do Lançamento em São Paulo, do meu livro Mana e Manuscritos, espero vcs!
data: 08/02
hora: 19h.
local: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1487 SP

Forum Social Mundial

Dia 25 e 26 estarei no Forum Social Mundial dando oficina aberta ao público aguardo vcs a http://suacidade.org/canoas/fst-2011-oficina-aborda-design-e-sustentabilidade

outubro de 2011

curso História de Vida Através do Objeto, História do Objeto Através da Vida

É com imenso prazer que divulgo mais uma edição do curso História de Vida Através do Objeto, História do Objeto Através da Vida, focado no desenvolvimento de um processo autoral e transformador na confecção de objetos feitos a partir de idéias com materiais ordinários.

Quartas-feiras das 16hs às 19hs
Início: 09 de Novembro
Término: 07 de Dezembro

http://www.casadagavea.org.br/cursos.php

Estou muito feliz deste curso estar inserido na programação Sesc Rio Casa da Gávea (onde inclusive minha mãe a Rute Casoy está com a sua oficina Livre de Histórias) e aproveitem para conferir!
Período de Inscrição para pedido de bolsa até 04 de Novembro.
Informações no e-mail casadagavea@terra.com.br